13 abril, 2015

Prioridade

O dia de hoje foi um porre de pinga, da mais barata
Daquelas que derrubam na calçada quando chega ao final
E que, no outro dia, certamente, será digno de errata
Fui trabalhar sem comer meu pão integral
Uma cerveja da boa, a preço de magnata
Me guiou até a cidade num ritmo nem tão essencial
Uma bala de hortelã e tudo ficou novo novamente
Mal tinha um trocado para um almoço decente
O que eu tinha foi para o aparelho celular
Um bom negócio num aleatório incidente
As notícias da manhã eram quentinhas!
Inflação, tráfico, desaparecidos, trânsito e acidentes
Secretárias? Queria ter as minhas!
O serviço fica para depois, pode esperar
Já no rádio cheguei a ouvir sobre os mendigos
Sendo expulsos da avenida principal
De pequenos terrenos a prédios antigos
Sempre me pedem cinquenta centavos ou um real
Nunca dou dinheiro, pois não tenho um puto!
Meu bolso anda tão vazio quanto o deles
Isso havia me lembrado algo que me tirou um sorriso
Que tenho quase seiscentos reais para o tênis novo
De última geração! Andarei com estilo pelos pisos
Dos shoppings, das baladas e dos restaurantes
Destaque nas ruas, igual diz o comercial
É ruim demais não ter dinheiro para um bom almoço...
O expediente estava terminando e eu ficando louco
O trabalho, mais uma vez atrasado, me senti no fundo do poço!
Mas ninguém pode reclamar, fiz mais que o mínimo, um pouco
Ao sair do trabalho, aquele alívio pelo pior ter passado
Fim de tarde, metrô lotado e gente querendo chamar a atenção
Ignorei-os. Odeio esses metidos a última bolacha do pacote!
Reclamei com meia-dúzia sobre a superlotação da estação
Ninguém prestou atenção no que falei, pareceu até um boicote
Odeio quando não prestam atenção no que digo!
Ao chegar em casa, abri a geladeira e peguei um pacote
Aqueles salgadinhos são tão gostosos que nem meu cachorro recusaria!
"Sai pra lá, totó! Tua ração comprarei amanhã! Não tem o que comer!"
Terminei de comer, deitei no sofá e cochilei à reviria
Minha vida não melhora, não tinha o que fazer!
Cochilei mais e fui botar o lixo para fora
Livros didáticos antigos e cadernos de questões a responder
"Deixa pra lá! Só ocupa espaço!"
Talvez o gari teve trabalho para carregar os sacos...
Pensei em como faz falta um relacionamento ou um simples abraço
E acabei me lembrando do quão insuportável é minha vizinha
Todos os dias querendo me incomodar em casa, querendo ver filme
Fumar um cigarro comigo e acabar com todo o meu maço!
Por fim, escovei os dentes e lembrei do jogo do meu time
Bem na hora do expediente! Isto não é justo!
Se bem que alguma boa alma poderá adiantar o serviço para mim...
Logo decidi que terei uma forte virose
Perder a final do campeonato é que seria injusto!
E agora, eis-me aqui, cabisbaixo e pensativo, na neurose
Pensando em mais um dia horrível que tive
Como pode tanta gente elogiar o céu ao fim da tarde?
É a pior hora do dia! Metrô lotado e gente esquisita ao redor!
Com a cabeça no travesseiro sempre me pergunto:
"Por que a vida é tão injusta comigo?"
Agora, infelizmente, não está sendo diferente
O que posso fazer para que minha vida melhore?
Já sei! Lembrei de algo importante!
Ainda sobraram alguns livros na estante
Alguns de geografia ou algo menos maçante
Deixarei-os organizados para amanhã
O gari terá menos peso, desta vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário