29 agosto, 2013

Chance

Oi, moço!
Tenho que chamá-lo de senhor?
Está certo, desculpe-me.
É para eu dizer meu nome?
Meu nome não faz muita diferença
Acredite em mim!
Nem eu sei meu nome
Alguns me chamam de pretinho
Ou até de ladrãozinho
Outros, nem me chamam
Agradeço por me ver chegar
E não correr de mim
Normalmente, é assim que acontece
Devo ter treze anos
Não tenho currículo
Mas tenho experiência
Moro num cubículo
Sou mais uma vítima
Da ineficiência
Do que me prometeu o bem
Sempre vejo violência
Vidas que vão, vidas que vêm
E eu, continuo aqui
Ontem vi alguém dizer amém
Enquanto meu pai ia para o além
Tráfico de drogas
Não teve chance na vida
Não quero ter o mesmo fim dele
Por isso estou aqui
Sei que ainda sou novo
Para trabalhar com o senhor
Mas não vejo outra alternativa
Fui expulso da escola
Por roubar comida
Cinquenta anos da diretora
Não dá metade da minha vida
Não tenho brinquedos
Antes de morrer
Meu pai ia me dar um
De ferro, até brilhava!
Contava os dias
Para os meus dezoito anos
Hoje não penso mais nisso
Só quero uma chance
A chance que o senhor pode me dar
Se acreditar na criança aqui
Já ouvi dizerem que
Homem se resume por idade
Outros querem mostrar que são
Fazendo maldade
Já roubei, mas nunca matei!
Roubei de fome
Quando vou dormir
Sobre um pedaço de papelão
Quando tenho vergonha
De voltar para casa
Penso no que estou me tornando
A deixo preocupada
Não aviso onde estou
Mas lembro que nem meu nome sei
Agia como mandava a lei
Perdi tudo
Meu maior presente
Foi um pão crocante com rosbife
Que veio dentro da lancheira
Do menino de pai médico
Eu mesmo me dei
Oh! Quem não conhece a guerra
A julga por não saber como ela é
Deve ser fácil falar da guerra
Estando em paz
Na guerra, não temos tempo
Para pensar
Só temos tempo para agir
Se não agirmos
Boom! Preciso dizer mais?
Mas preciso mudar
Como eu disse
Não quero terminar como meu pai
Minha mãe? Oh! Minha mãe...
Nem sabe o que já fiz...
Quero dar um sorriso
Àquela rainha
E se me der este emprego
Eu vou conseguir!
E aí, o que me diz?
Vai me ligar em três dias?
Como assim? Não tenho celular!
Nem mexer nisso sei
Bom, em dois dias
Darei meu número de contato
Não tenho como comprar
Mas darei um jeito
Se for pelo emprego
Vai valer a pena
Pode marcar! Em dois dias
Terei um celular
Se for pelo emprego
Valerá a pena
Mais uma vez... Apenas mais uma vez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário